Em protesto à reforma da previdência proposta pelo atual governo, cidades da Bacia do Jacuípe e até algumas do Território do Sisal já confirmaram presença nesta sexta-feira (14) em Riachão do Jacuípe, cidade anfitriã, que concentrará a Greve Geral: uma pauta de trabalhadores e trabalhadoras com a confirmação de movimentos sociais e demais setores por todo o território nacional.
(Informações: Site ASA Brasil)
Na Bacia do Jacuípe, tudo começou através de uma articulação por grupos de WhatsApp que agregou membros de instituições como sindicatos e movimentos sociais, além de alguns representantes políticos de toda a região do Território. Em Riachão o movimento iniciou encabeçado pela APLB-Sindicato em parceria com a APLB- Sindicato da cidade vizinha de Pé de Serra. Com a articulação, inicialmente destes dois municípios, a ideia foi se expandindo através do aplicativo por mais cidades e até a tarde da segunda-feira já tinha alcançado os demais municípios que compõem a Bacia do Jacuípe e alguns do Território do Sisal.
A paralisação contra a reforma da Previdência, contra os cortes na educação e por mais empregos foi convocada pela CUT, CTB, Conlutas, Força Sindical e Intersindical, com apoio das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e deve mobilizar várias cidades pelo País. Motivos para a greve não faltam, diz o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas.
“Além de não apresentar ao país uma proposta de retomada do crescimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda, o governo Bolsonaro quer jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores e acabar com o direito à aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras”.
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) como uma rede de organizações e movimentos que atua pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadores, em especial dos agricultores Articulação e agricultoras familiares, das populações do Semiárido, também se coloca em apoio à greve geral. “Entendemos que a crise política que a gente vive no Brasil, desde 2014, tem trazido uma série de prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo, nesse último período pós eleitoral.
A Greve Geral da Bacia do Jacuípe e Território do Sisal se concentra nesta sexta-feira (14) na Praça da Igreja Matriz, pontualmente, às 9 horas, em Riachão do Jacuípe.
Por Laura Ferreira
Jornalista na Imprensa Cheque
Greve geral: Riachão do Jacuípe recebe nesta sexta (14) cidades de toda a Bacia
Reviewed by Imprensa Cheque
on
junho 14, 2019
Rating:
Nenhum comentário: