banner image

GUIA MEU SÃO JOÃO: Marinete do Forró percorre as ruas de Riachão e relembra tradição joanina


Fotos: (Eliete Cordeiro/Equipe Imprensa Cheque)

A Marinete do Forró percorreu as principais ruas de Riachão do Jacuípe, no Território da Bacia do Jacuípe, na tarde deste sábado (22). Trata-se de um ônibus muito bem ornamentado que leva no percurso somente mulheres, exceto o motorista e um trio de forró. As mulheres vão todas caracterizadas, vestidas de chitas e muitos bordados joaninos, além disso, algumas se fantasiam de personagens nordestinas, como por exemplo, de cangaceiras. 



“A Marinete do Forró tem uma história engraçada, ela surgiu em 2016 para comemorar o aniversário de uma amiga. Ao sair pelas ruas da cidade, chamou bastante a atenção das pessoas, conta a professora Maria Eliana, idealizadora da Marinete.


 Professora Maria Eliana, idealizadora da Marinete

Dentre todas as mulheres, um único homem é imprescindível, o senhor Godô, como é mais conhecido na cidade: “Eu adoro quando chega o dia de conduzir a Marinete, trabalho me divertindo, elas são muito animadas”, disse o motorista oficial das marineteiras.
“A procura para sair na Marinete aumenta a cada ano, é uma pena que o ônibus não comporta muita gente”, lamenta uma das organizadoras, Agda Mascarenhas. Mas, ainda assim, a Marinete socializa sua animação, escolhendo no percurso algumas casas para parar e dividir um pouco de arrasta pé, comida e muita alegria que relembra a velha prática de visitas às residências em homenagem ao Santo mais amado do Nordeste.
“No São João de antigamente, saíamos de casa em casa perguntando: “São João passou por aqui? Essa tradição não existe mais. Resolvemos então, sair pelas ruas da cidade com um sanfoneiro para a animação do grupo e retratação do passado”, explica Maria Eliana.


O Trajeto

A Marinete chegou cedo para ser ornamentada, ficando estacionada na Praça da Matriz, quase ao lado da casa de Dona Noélia Mascarenhas. Na casa de dona Noélia tinha uma barraquinha improvisada e muita comida típica, além disso, o neto dela, Lucas Araújo, tocava acordeom, improvisando o forró e aguardando os forrozeiros oficiais da Marinete. No trajeto, algumas vezes, o trio de forrozeiros desce e vai andando com muitas das marineteiras, que saúdam as pessoas, amigos e familiares pelas ruas e casas da cidade.

Saindo da Praça da Matriz, a marinete seguiu para a Avenida Eliel Martins, em seguida para a Herval de Lima Campos, (antiga Izauro Souza) parando na casa da marineteira Eliana, onde contaram com mais forró, comidas e bebidas na recepção dos visitantes e em nome de São João.


A Marinete pegou depois a Rua Dr Álvaro Covas, fazendo sua terceira parada, na Rua Aurélio Rodrigues Mascarenhas, na residência de Jorge Carvalho, que já aguardava a Marinete com toda a sua família. Servidas de mais comida e bebida, as marineteiras comprovaram que naquela residência São João também havia passado. Em seguida, a Marinete retornou para a Avenida Eliel Martins e seguiu para o Poeirão, evento alternativo ao palco principal no São João de Riachão, na Praça Landulfo Alves.




No Poeirão, ao som de muito arrasta pé, os forrozeiros já saudavam a chegada da animada comitiva. Lá, realizou-se o casamento caipira de uma das marineteiras, representada pela professora Edileusa, a noiva da Marinete 2019.


A visita da Marinete ao Poeirão somou positivamente para o São João oficial da cidade que propaga ser o “São João Raiz”, pois, por onde passavam, as marineteiras eram aclamadas por jacuipenses e visitantes que desejavam uma foto com elas. Sem falar na chegada delas ao local, trazendo toda animação contagiante do forró raiz, das brincadeiras e tradições de outrora.   




Última parada

Já sem a Marinete, as marineteiras seguiram a pé para a casa de uma das integrantes, Valéria Mascarenhas, que também deixou sua família aguardando-as, com igual receptividade, mostrando que por sua casa, São João também havia passado e deixado muita fartura: canjica, milho, amendoim, bolos, bebidas e muito forró já estavam à espera de todas. Para 2020, mais expectativas e mais histórias da Marinete pra se contar. Marineteiras à postos, se preparem, porque lá vem a Marinete 2020!




Por Laura Ferreira

Coordenadora de Jornalismo na Imprensa Cheque


GUIA MEU SÃO JOÃO: Marinete do Forró percorre as ruas de Riachão e relembra tradição joanina GUIA MEU SÃO JOÃO: Marinete do Forró percorre as ruas de Riachão e relembra tradição joanina Reviewed by Imprensa Cheque on junho 23, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.