banner image

Conceição do Coité sedia encontro de “artes sisaleiras” durante Semana da Cultura

A 7ª edição da Semana da Cultura, um verdadeiro encontro das “artes sisaleiras”, terminou nesta quinta-feira (11) em Conceição do Coité, Território do Sisal. A última noite teve a participação de artistas do Território, apresentações do artista popular, Bule Bule e convidados, Banda Menina Faceira, Cruz e os Credos.

                                                      Portal da 7ª edição da Semana

Durante toda a Semana de Cultura o evento contou com a presença de um grande público. Na quarta-feira (10) o cantor Del Feliz foi a atração artística da noite e cantou grandes sucessos do cancioneiro popular nordestino e MPB.

                                             Bule Bule, Ivan Antonio e Del Feliz 

A Semana da Cultura apresentou uma programação extensa e envolveu todas as artes integradas através dos festivais de dança, teatro, quadrilha junina, música autoral, poesia e manifestações populares, além de outras apresentações diversas: oficinas, palestras, estandes e shows musicais, grafiteiros, encontro de carros antigos etc.

Grafite nos muros durante a Semana de Cultura 
Encontro de Carros antigos 


O “Teatro da Solidão Solidária” método criado pelo ator e diretor teatral, Ivan Antonio, reconhecido internacionalmente, levou um pouco a mais de solidariedade humana e conhecimento teatral para os participantes: “foram três dias de oficinas para os seguintes públicos: professores, estudantes, artistas, e para a comunidade em geral. Finalizamos com todas para uma única performance como resultado das oficinas, explica Ivan Antonio, que chegou recentemente de Lion, na França, onde foi representar o Brasil no Festival Mundial da Cultura da Paz- Diálogos da Humanidade. (Dialogues em Humaité)

                                         Oficinas com  Ivan Atonio

Outra experiência interessante e narrada para o IC foi o da escritora, Josemeire Conceição Santos de Almeida, que divulgou seu último livro em versão on-line durante a Semana. A escritora relata ser desde sempre uma leitora voraz: “Passei toda a minha infância na zona rural e como não tinha computador ou outro meio de diversão só me restava a leitura”. Josemeire lê e escreve romances desde os 15 anos. O seu mais novo livro: Vidas Opostas, “narra uma história de amor, trata-se de um romance”, comenta Josimeire.

                                              Josemeireescritora de "Vidas Opostas"

Desde 2017 o evento é realizado pelo Centro de Promoção da Educação, Cultura e Cidadania (CPECC), recebe fomento do Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura, das Secretarias de Cultura e da Fazenda e conta com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Conceição do Coité, bem como, do Conselho Municipal de Cultura.

“A Semana da Cultura a cada ano se supera em público, atrações e a gente fica feliz em apoiar este magnífico evento, tão importante para os artistas de Conceição do Coité e região”, comemorou o Prefeito Francisco de Assis (PT).

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, o evento é de grande valor para a história cultural do Território do Sisal e na sua sétima edição tem valorizado todas as matizes culturais: “realmente, esta sétima edição está sendo considerada uma das melhores e ficamos felizes em presenciar todas as gerações envolvidas apresentando o melhor de si. Conceição do Coité, como Capital Cultural do Sisal fica lisonjeada em celebrar este encontro das artes do Território do Sisal”, destaca Renilson Pinto, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

 A abertura oficial da Semana foi realizada na última sexta-feira (5), com os shows de Banda Mametto e Cordel do Fogo Encantado: “o que já é uma ousadia sua participação aqui no semiárido sisaleiro, onde muitas vezes, estilos culturais massificados é o que temos nas festas, para quem não teve a oportunidade de conhecer Cordel do Fogo Encantado é uma mistura de poesia cordelista, teatro e dança, tudo isso e muito mais musicalizado e poetizado”, reforça a fã, feirense e historiadora,   Maria Cláudia Barbosa.

                                      Cordel do Fogo Encantado (Foto Ilustração) 

A Semana de Cultura de Conceição do Coité além de celebrar a cultura de todo o Território serve de exemplo para demais cidades e territórios que se interessem em oferecer diversidade cultural à suas comunidades, rompendo com aquele velho chavão que o “povo não gosta desse tipo de cultura”, a prova disso é que Conceição do Coité teve seu evento lotado todos os dias.


Imprensa Cheque com informações, Renilson Pinto, Presidente do Conselho Municipal de Cultura
Fotos-  Ivan Antonio e redes sociais do evento

Conceição do Coité sedia encontro de “artes sisaleiras” durante Semana da Cultura Conceição do Coité sedia encontro de “artes sisaleiras” durante Semana da Cultura Reviewed by Imprensa Cheque on julho 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.