banner image

Riachão: Escola Dídimo Mascarenhas realiza oficinas e promove protagonismo estudantil



Com o objetivo de promover o protagonismo juvenil por meio de atividades integradoras de produção de conhecimento e valorização da cultura local, a escola Professor Dídimo Mascarenhas, na comunidade de Chapada, em Riachão do Jacuípe promoveu na tarde desta sexta-feira (20) diversas oficinas com temas artísticos, cultural e social honrando a parceria unidade escolar: estudantes, professores e comunidade local.




As oficinas foram pensadas a partir do Programa Transformaê da Secretaria Estadual de Educação que é um movimento educativo-cultural, proposto às unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.
A escola contou com a participação dos alunos na realização de oficinas e outras atividades. Com bastante singularidade, o Dídimo adequou a proposta do estado à sua realidade local incentivando seus alunos ao protagonismo na escola e para a vida.



A interação dos estudantes nas atividades lúdicas, nas palestras e nas oficinas foi muito positiva. E isso só foi possível pelo trabalho de sensibilização feito pelos professores em sala de aula. Consigo perceber no olhar de nossos educandos uma maior motivação quando se transformam em protagonistas, destacou o professor Gabriel de Oliveira.





"Este tipo de ação é importantíssimo porque dá voz aos nossos jovens que para atuarem de forma crítica  na sociedade, precisam passar por esses momentos de descoberta de si mesmo, de sua identidade e da construção de valores que os representem como cidadãos ativos, construtores de uma sociedade solidária e democrática”, complementou  a professora Gilmara Freitas.










Premiação com os professores

Transformaê por toda a Bahia

O Transformaê – Virada Educacional Bahia modificou a rotina das escolas estaduais, nesta sexta-feira (20). Os estudantes protagonizaram apresentações artísticas e culturais nas mais distintas linguagens, como a música, a dança e o teatro. O dia também foi dedicado a jogos educativos, competições esportivas, rodas de conversa e debates sobre temas dos mais variados, como empoderamento feminino e combate a qualquer tipo de violência, além de exposição de projetos de iniciação científica e de arte e cultura.

No Dídimo Mascarenhas não foi diferente, os estudantes realizaram rodas de conversas, exposições, show de talentos, produção de áudio visual e demais atividades artístico-culturais. 

Escola de Música de Chapada

“O nosso foco foi no protagonismo juvenil, em especial pelo contexto de mundo e país em que estamos, sem muitas perspectivas para eles, observamos em muitos a falta de motivação, é como se eles não fossem convidados a participarem, a serem o que pretendem dentro de todo este contexto. Então, a nossa proposta foi convocá-los à participação, à percepção de si mesmo e de mudar a própria realidade", comentou a coordenadora pedagógica da escola, Ana Lise Costa de Oliveira Costa, lembrando ainda que o processo será repetido nos próximos anos.

Coordenadora Ana Lise em volta dos professores, Erenaldo, Júnior e alunos  do Dídimo                                  




Para a direção da escola, as expectativas foram superadas, “parabenizo a colaboração de todos os participantes, oficineiros, estudantes, a todos os professores, coordenação pedagógica, aos demais funcionários da escola pela dedicação e à toda comunidade chapadense pelo apoio e beleza que foi dada ao nosso Transformaê,  é assim que se faz educação”, destacou Maria Luiza Silva Lima, diretora do Dídimo em Chapada









O Transformaê promoveu as seguintes oficinas:



Oficina: KiZumbando com a galera
Facilitadora: Elígia Lima
Proposta: Coreografias com as músicas mais famosas do movimento, com o objetivo de movimentar o corpo e contribuir para uma vida saudável



Oficina: Desenhaê
Facilitadores: Mariana Freitas (aluna da UEFS/ 3 vezes selecionada para o AVE em Ipirá)
Monitoria: Ana Liz
Proposta: Técnicas básicas de desenho livre, leitura de imagens e mangá

Monitor:  Maria José




Oficina: Comunicação pelas redes sociais através de Memes
Facilitadora: Rafaela Freitas (Graduanda em Comunicação social – publicidade e propaganda)
Proposta:  Bate papo sobre como os memes podem ser usados para a comunicação nas redes sociais; produção de memes, dicas de como aumentar o repertório criativo.
Monitora: Nailma Vieira





Oficina:  Isto não é Fake: a produção da notícia e o surgimento das Agências de Checagem
Facilitadora:  Laura Ferreira (Jornalista/ Editora chefe do Imprensa Cheque)
Proposta: Dicas e estratégias para identificar fake
Monitoria: Ma. Edlane


Oficina: de composteira com garrafa PET com alunos da escola Daniel e Pedro e a Professora Jackeline.




Imprensa Cheque- com informações da Secretaria de Educação da Bahia
Fotos: (Ana Lise)


Riachão: Escola Dídimo Mascarenhas realiza oficinas e promove protagonismo estudantil Riachão: Escola Dídimo Mascarenhas realiza oficinas e promove protagonismo estudantil Reviewed by Imprensa Cheque on setembro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.