banner image

Riachão: Alto do Cruzeiro contará com oficinas de vídeo fotografia e arte com a presença de Mano Brow Coletivo tenta apoio




“A gente não quer só comida a gente quer comida diversão e arte... a gente quer saída para qualquer parte” (Titãs)


Na última terça feira (27) foi apresentado na sede da Associação do bairro Alto do Cruzeiro o projeto “Da Rua do Fogo ao berço do Rio”. O citado projeto (em sua primeira etapa) contará com oficinas de vídeo-fotografia e arte, todas elas com foco na Edu-comunicação e oferecido a adolescentes com idade de 13 anos acima. O Projeto tem a coordenação do Coletivo de Comunicação Imprensa Cheque e seu principal objetivo é concluir o mesmo com a produção de um vídeo Documentário sobre histórias de vidas e perfis de personagens (pessoas) conhecidas do bairro, que ajudaram a formar a comunidade que possam revelar memórias e narrar  a história do bairro desde a “Rua do Fogo ao Berço do Rio”.

 O que é Edu-comunicação?

Da relação indissociável entre educação e comunicação nasce a educomunicação, vista por muitos autores como uma campo prático-teórico que a partir da intervenção na realidade é capaz de fortalecer o processo de formação de sujeitos conscientes de seu papel de transformar a sociedade. Dentre as áreas da educomunicação está o uso da mídia na educação, a educação para a mídia (leitura crítica dos meios) e a produção de conteúdo. É com base nisso que o presente projeto se propõe a trabalhar com o gênero documentário, buscando experimentar a educomunicação com jovens e adolescentes. Alguns, certamente da escola Nelson Pessoa, localizada na própria comunidade. Por isso professores e direção terão na próxima semana a oportunidade de conhecer o projeto e de interagir com a experiência.

(Nícolas, Gabriel e Anderson- jovens do Bairro que  já confirmaram inscrições 


Durante a apresentação do Projeto pela jornalista Laura Ferreira, os membros da Associação como o presidente Gilsoney Lima, Cícero da Embasa, Romilda e outros integrantes  agradeceram e recepcionaram o projeto com as boas vindas garantindo apoio com a disponibilidade do espaço e com lanches para os oficineiros e participantes.





















Marcos e Mateus e Kaíque


Na apresentação relatou-se ainda sobre o uso do celular pelos jovens do bairro e nas escolas, lembrando que assim como eles utilizam o mesmo para pesquisar, se conectarem ou até mesmo para “banalidades”,  por que não ensiná-los a utilizar o aparelho para processos criativos como a produção de pequenos curtas/vídeos? Essa proposta foi aceita pelos pais e jovens presentes na reunião e reforçada positivamente pelos membros da Associação do Alto do Cruzeiro.

A previsão é de que após as oficinas, o Coletivo Imprensa Cheque selecione alguns jovens que tenham vocação e queiram participar do Coletivo dando continuidade ao aprendizado, e mais adiante, possam estarem na condição de estagiários da empresa.



               "Quero participar aprender e quem sabe ser profissional" , disse Ana Vitória.


  
            Coletivo tenta apresentar projeto ao cantor Mano Brown



Ao saber que Pedro Paulo Soares Pereira  (Mano Brown) estava em solo jacuipense o IC tentou apresentar para o cantor- que tem boa parte de seus familiares de origem materna residindo no bairro Alto do Cruzeiro- o projeto “Da rua do Fogo ao berço do Rio”, pois diante de seu “engajamento” social em defesa das minorias, das “quebradas” como ele mesmo cita em muitas de suas composições, por todo o seu carinho e atenção à comunidade que visita sempre que pode, o Coletivo desejou demais compartilhar com ele o projeto.

Porém, os compromissos, a correria das visitas aos parentes (pois viajaria no outro dia muito cedo) distanciou Brown do Projeto que irá sem dúvidas contemplar parentes seus (ainda que distantes) mas residentes do bairro.


“Brown está com o tempo contado, apenas para visitar os parentes, mas deixarei com Guel (primo do artista) os contatos para vocês nos apresentarem. Quem fica com esta parte é a mulher dele”, assegurou Juce Soares, assessora e prima do artista.


Quem é Mano Brown

Pedro Paulo Soares Pereira  nasceu em São Paulo, em 22 de setembro de 1970, cresceu na periferia da cidade no bairro do Capão Redondo (Parque Santo Antonio), extremo sul de São Paulo. Mano Brown nunca conheceu seu pai, porém uma publicação revelou que seu pai possuía origens italianas. Quanto a dona Ana, (mãe) Brown a homenageia em letras suas. Numa delas, em Negro Drama, diz: "Aí, dona Ana Soares, sem palavras, a senhora é uma rainha!".

Mano Brown, é conhecido como o pai do Rap no Brasil. Ele é um dos integrantes dos Racionais MC"s grupo de rapper formado na capital paulista em 1988 e integrado por Ice  Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões).
O apelido de Paulo originalmente era Paul Brown devido ao mesmo cantar sobre batidas do  James Brown após as apresentações de pagode no início da carreira. Tempos depois veio o "Mano" através de uma ambiguidade em uma música na qual o cantor dizia "Sou eu mano, o Brown".
Brown foi considerado em outubro de 2008 pela Revista  Rolling Stone como um dos 100 maiores artistas da música brasileira, ficando o rapper em  28° lugar.

"Na quinta-feira (30) os parentes de Brown se reuniram para um churrasco com o cantor em um sítio próximo a cidade de Riachão", disse seu primo Guel (árbitro de futebol). 










Com o filho do primo (Alto do Cruzeiro)

Mano Brown além de tantos outros parentes residentes no Alto do Cruzeiro é sobrinho de dona Bernadete (Xéa) considerada com sua alegria e vida aguerrida a principal personagem do Documentário “Rua do Fogo Memórias do Baixo Meretrício”. Dona Bernadete (in memoriam)  a matriarca de  filhos biológicos e adotivos, em vida compartilhou com a produção do documentário que cuidava da irmã (mãe de Brown, dona Ana, falecida em 16/12/2016) e que por medo da forte  influência nas jovens da época pelo baixo meretrício junto com a família a mandou para São Paulo. (depoimento de Dona Bernadete Soares em 2010)


                            Brown e parentes- Alto do Cruzeiro

Na noite desta sexta-feira (31)  Brown se despediu de parentes e amigos no Alto do Cruzeiro deixando inúmeros registros fotográficos, ao sair, da janela do carro ele prometeu a um dos primos, o senhor Raimundo Oliveira (Raimundo do Carneiro) que voltará no fim do ano.


Da Redação: Imprensa Cheque com informações da web
Fotos: web e Eliete Cordeiro







Riachão: Alto do Cruzeiro contará com oficinas de vídeo fotografia e arte com a presença de Mano Brow Coletivo tenta apoio Riachão: Alto do Cruzeiro contará com oficinas de vídeo fotografia e arte com a presença de Mano Brow Coletivo tenta apoio Reviewed by Imprensa Cheque on fevereiro 01, 2020 Rating: 5

2 comentários:

banner image
Tecnologia do Blogger.