Riachão diz não à Reeleição para prefeito- Carlos Matos derrota Zé Filho e Lucas William
Riachão do Jacuípe elege Carlos Matos (DEM) e Felipe Salles (PDT) com 46,21% dos votos válidos contra Zé Filho 39,87%, (PSD) e Lucas William- 13,92% (PC do B). Aos 48 anos, Carlinhos Matos, do DEM, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Riachão do Jacuípe (BA) para os próximos quatro anos com o vice Felipe Sales, 37 anos.
A União
Desde 2019 apoiando Lucas William à prefeitura de Riachão, Felipe Salles narrou durante as lives que sempre alertou ao antigo aliado que seu compromisso era com um projeto político que barrasse a reeleição do atual prefeito Zé Filho, considerado por ele uma mazela a ser combatida e não "reproduzida". Felipe então, compôs com Carlinhos a coligação "Juntos Somos Mais Fortes", formada pelos partidos PDT, REPUBLICANOS, PTB, PSL, DEM e PSDB.
Pela primeira vez em sua história, Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe será administrada pelo Partido Democratas. A relação da sigla municipal é mais estreita com o seu representante mais forte no estado, o atual prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto.
Carlos Matos chega para experimentar o executivo já que passou pelo legislativo jacuipense por três vezes, sendo que na última licenciou-se para atuar como Secretário de Finanças na gestão da prefeita Tânia Matos (PTB). Tânia foi a pedra angular, seguida de Felipe para a vitória de Carlos Matos, como rezou a própria Coligação "Juntos Somos mais Fortes".
Derrota de Zé Filho (PSD)
Um dos partidos da base do governo petista na Bahia (PSD) perdeu a Prefeitura de Riachão, mas ganhou outras pelo estado, como a da vizinha Pé de Serra. O atual prefeito Zé Filho se uniu a antigos aliados e nas eleições de 2016, fortes opositores. Lauro Costa Falcão que indicou Dr Robson para compor chapa com Zé Filho foi o protagonista escolhido. Zé Filho se aliou ao mesmo contando com seus votos e "sagacidade" política.
Lucas William despontou com 13% dos votos válidos neste domingo (15) podendo se consolidar como uma terceira via na política jacuipense ou até mesmo ter aumentado a frente de Carlos Matos ou dado a vitória à Zé Filho, em caso de união antes das eleições. Talvez os votos prometidos por Lauro Falcão a Zé Filho ficaram com o atual vereador Lucas, que não se rendeu e pode ser agora o novo representante do "grupo político" antes liderado por Laurinho.
A professora Jucelma da APLB, por exemplo, não chegou à casa dos 100 votos, ficando apenas com 91 votos. Adelson o segundo mais votado nem sequer conquistou a suplência com seus 446 votos. A grande surpresa do PT foi Jéssica de Barreiros, com 130 votos.
Nenhum comentário: