banner image

Imigração alemã- mais uma noite de arte, ciência e cultura no Instituto Social Santa Marta




A MACC (Mostra Artística Cultural e Ciêntífica) promoveu cinco noites dedicadas às seguintes nações migratórias para o Brasil: Itália, Alemanha, Espanha, Japão, Síria e Líbano. O dia selecionado para a imigração alemã foi na quinta-feira (19-09) dando continuidade ao tema: lições fora de casa, imigração como forma de aprendizado. Assimcomo nas demais noites, esta dedicada à Alemanha contou também com apresentação de dançasculináriacomidas típicas, músicas, folclore, arquitetura, artesanato, destaque nas artes, e curiosidades.




“A presença dos alemães no Brasil foi essencial para a diversificação da produção agropecuária brasileira, no impulso industrial do país, e na construção ética-cultural. É momento de celebrarmos a riqueza que a cultura alemã nos apresenta”. Lembrou uma das diretoras e idealizadora do Projeto MACC, Maria Eliana, que mais uma vez abriu a noite de apresentações.



Professora Sara, Maria Eliana e Maria Celeste





História 

imigração alemã no Brasil ocorreu entre os séculos XIX e XX para várias regiões do país. Entre 1824 e 1972, cerca de 260 000 alemães entraram no Brasil; a quinta nacionalidade que mais imigrou para o país, após os portugueses, italianos, espanhóis e japoneses. As causas desse processo migratório alemão, inicialmente, podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil.



Estudantes representando o casamento alemão em solo brasileiro

Com a escola toda ambientada por vilas e mercearias à moda e cores alemãs, a MACC 2019 trouxe apresentações mais tradicionais como os recitais, relatos e danças, porém com igual brilhantismo protagonizado pelos estudantes do Instituto Social Santa Marta durante toda a feira.





Recitais

Três poesias sobre a imigração alemã foram recitadas em dobradinhas (dois estudantes para cada poema) Os recitais foram marcados pela nostalgia e ao mesmo tempo pela esperança na terra desconhecida, o Brasil.

"E comecei a sentir um vigor, uma força, uma convicção. Sim, eu iria para o Brasil, iria enfrentar o desconhecido, iria deixar tudo para trás. Com o meu suor, com o meu empenho, construiria uma nova vida. Não, não importavam os sofrimentos e os percalços que poderiam ocorrer. Eu honraria minhas origens. Eu seria o filho de Amabile e de Domenico. recitou a estudante Maria Carolina o “Poema de um imigrante” ,  de Giovanni Tuigo.


Giovana Brust e Fernanda Brust

Um relato precioso

Um dos momentos mais marcantes da noite dedicada à Alemanha na MACC 2019 foi o bate papo da estudante Fernanda Carvalho Brust com sua mãe Giovana Brust. Ambas descendentes de alemães,  subiram ao palco e com muita simplicidade abrilhantaram a noite. Conversavam como se estivessem na sala de estar de uma casa tipicamente alemã, propositalmente, ambientada à moda dos emigrantes pela equipe da escola. 



“Mãe, conta um pouco como os nossos antepassados vieram da Alemanha”, pedia Fernanda. "Conto sim,  minha filha”, e prosseguiu o relato Giovana Brust: 

“Com a crise que estava na Europa, o bisavô de seu avô resolveu vender o que eles tinham lá e tentar uma vida nova aqui no Brasil. Eles foram parar em Santa Catarina. Lá, a época, era só floresta e eles tiveram que desmatar e construir uma cabana para sobreviverem. Foram tempos bastante difíceis”, segue a mãe da estudante acrescentando que sua tataravó também veio da Alemanha e que teve sua propriedade saqueada na I Guerra Mundial, o que a fez fugir para o Brasil:

“Inicialmente foram trabalhar em São Paulo, em fazendas de café, e só mais tarde ela foi também para Santa Catarina, onde conheceu seu esposo, casou-se e a primeira filha deles é a mãe da sua bisa, concluiu.







A estudante Fernada Brust
         


A dança alemã

Os estudantes representaram duas das mais tradicionais danças alemãs: a “Dança do Casamento” e a “Dança da Colheita”.  Precedidas por explicações dos estudantes são duas expressões que mostram dois momentos muito cultuados e de muito valor para este povo: a agricultura e o matrimônio.











I e II Guerra Mundial e o Diário de Ane Frank


O Diário de Ane Frank, um emocionante relato que se tornou um dos livros mais lidos do mundo e publicado pela primeira vez em 1947,  faz parte do cânone literário do Holocausto. A obra também marcou a segunda noite do Santa Marta por relatar uma das maiores “tragédias” da história do mundo contemporâneo e do povo alemão: a I e a II Guerra Mundial.

As guerras também influenciaram a imigração de alemães para o Brasil (fugidos). Anne Frank era uma criança alemã de família judaica que, aos 13 anos, teve que se esconder com os pais, a irmã e outros judeus das tropas de Hitler em um anexo secreto no prédio onde o pai trabalhava. Lá eles ficaram escondidos por dois anos inteiros, até agosto de 1944.


 A Alemanha de muitos artistas, cientistas e filósofos


                 
Albert Einstein foi (entre outros representados) um dos alemães  mais aplaudidos da noite. Com um dos estudantes caracterizado a plateia pôde conhecer melhor a história deste grande cientistafísico teórico que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.






Culinária

Sem esquecer da cerveja, uma bebida tradicional e criada pelos alemães, vinhos frutas e pães também compuseram a exposição dos alimentos mais consumidos por estes imigrantes. Na cantina da escola, um alimento muito consumido pelos brasileiros: o hambúrguer (trazido pelos alemães)  foi servido no fim da noite, após tantas histórias narrativas e apresentações.

O encerramento da XXVII edição da MACC (Mostra Artística Cultural e Científica) aconteceu na quarta-feira (2) no Instituto Social Santa Marta, em Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe.


(Série de Matérias MACC 2019)  

Da Redação Imprensa Cheque
Fotos: Eliete Cordeiro e  Ane




Imigração alemã- mais uma noite de arte, ciência e cultura no Instituto Social Santa Marta Imigração alemã- mais uma noite de arte, ciência e  cultura no Instituto Social Santa Marta Reviewed by Imprensa Cheque on outubro 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.