banner image

A Câmara de vereadores clama por mais mulheres; sessão solene revela ausência delas e desrespeito com elas



Nada melhor do que rememorar o que aconteceu no Março Mulher em Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe. 

Ainda sem o decreto municipal por força do Covid 19, a Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe realizou uma Sessão Solene em homenagem às mulheres com o tema: A conquista do voto feminino no Brasil. O evento foi promovido pela Casa da Cidadania e organizado por Catarina Roma- única vereadora do legislativo jacuipense.

 A sessão começou as 10:00 horas da manhã com a entoação do hino nacional, em seguida um vídeo falando sobre a importância da mulher ocupar o seu espaço social, com igualdade e sem preconceitos.



Logo em seguida os vereadores que estavam presentes tiveram dois minutos para falar da importância feminina. Vale enfatizar que dos 13 vereadores que compõem o legislativo jacuipense, apenas 04 estiveram presentes: o vereador Luís Valdoberto (Beto de Eni)  Robson Rogério, Lucas Willian, Nilton da Chapada e o presidente da Casa Antônio Walter, além da vereadora Catarina que presidiu a sessão.



Foram homenageadas, em média, 13 mulheres que estão à frente de organizações da sociedade civil organizada como sindicatos, igrejas, agricultoras.


A policia feminina  de Riachão do Jacuípe também esteve presente no evento, dentre elas a major Maria Aparecida e a homenageada da 90ª Companhia Independente da Policia Militar-CIPM Maria José Costa, carinhosamente conhecida como “Professora Zeinha”- hoje cabo da Policia Militar da Bahia. “Zeinha” fez um lindo discurso relembrando a sua trajetória de mulher, negra, de origem humilde e que lutou muito para conquistar a sua plena independência.


Um dos pontos mais emocionantes da sessão foi a entrada da senhora  conhecida como “Lourinha” que tinha o sonho de acompanhar uma sessão da câmara municipal, desejo realizado.


Outro momento marcante foi o ato do ex-vereador Xavier Menezes ao levar a sua mãe a senhora Maria das Mercês para assistir a sessão.


A cada ano uma servidora da Casa da Cidadania é homenageada e este ano foi a vez da secretaria Maria José dos Santos, conhecida como Dedé que presidiu a sessão juntamente com a vereadora Catarina Roma.


Dentre muitos depoimentos, a mensagem que ficou foi da importância do empoderamento feminino e a importância do voto e de mais mulheres no legislativo jacuipense:


“Este ano o evento teve como tema principal a importância do voto feminino que só foi conquistado em 24 de fevereiro de 1934, na era Vargas, há 86 anos, fomos conduzidas para a cidadania muito tardiamente, por isto, talvez, temos ainda pouca expressividade na politica, pouco espaço, isto precisa ser mudado, não é possível o legislativo jacuipense só ter uma mulher, por mais mulheres na câmara de Riachão”, desabafou a vereadora Catarina.



Catarina, desabafo II



E completou: “ Estou muito feliz ao ver a minha amiga e ex colega do legislativo jacuipense Ana Clécia.


A minha colega servidora Ana Laura diretora de Finanças do SINSPUM;


mulher honesta e que conduz muito bem a saúde financeira daquela importante entidade, é bonito ver a Câmara cheia de mulheres dignas e que fazem a diferença social, mas, em contrapartida,  também é muito triste ver que os vereadores, em sua grande maioria, não vieram prestigiar o evento voltados para as mulheres, apenas, quatro dos 12 vereadores estão aqui, esta ausência me deixa reflexiva: estes vereadores valorizam a mulher jacupense? Fica a pergunta no ar... sei que cumpro o meu dever como vereadora, além de projetos de lei, nunca deixei de realizar nos quatros anos de gestão sessões desta natureza, elas são importantes pois nos empoderam e nos colocam em nosso devido espaço: na plenitude de escolheremos o nosso próprio lugar, donas do nosso destino, sem submissão”, finalizou a vereadora.


Por Patrícia Roma
Foto: Wilma (Câmara) e Laura Ferreira
Edição/  Imprensa Cheque

A Câmara de vereadores clama por mais mulheres; sessão solene revela ausência delas e desrespeito com elas A Câmara de vereadores clama por mais mulheres; sessão solene revela ausência delas e desrespeito com elas Reviewed by Imprensa Cheque on março 31, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.