banner image

Artistas falam sobre projeto de apoio aos músicos de Riachão durante o São João



Artistas como Olivan  Monteiro, Carol Silva, Marcos da Banda Arranca Solado e o renomado forrozeiro, Del Feliz falaram do Projeto de indicação enviado pela Câmara de Vereadores ao Executivo Municipal que sugere apoio financeiro aos músicos profissionais de Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe para a realização de shows virtuais, uma vez que não haverá a tradicional festa de São João na praça da cidade.

Riachão está posicionada entre as principais cidades a realizar o São João pelo interior baiano. Localizada em região de fácil acesso e relativamente próxima de centros como Feira de Santana e Salvador, neste período o município recebe muitos visitantes, aquecendo a economia e gerando renda para músicos locais e tantos outros profissionais que prestam serviços diretamente para a produção da festa. Com a chegada da Covid 19 o governo da Bahia foi no Nordeste um dos primeiros a cancelar todos os festejos juninos realizados em suas cidades. 


Com isso, toda a classe artística, músicos e demais profissionais foram prejudicados, uns mais penalizados que outros por viverem exclusivamente da música.



O que diz o Projeto de Indicação






De autoria do vereador Lucas Willian (PC do B) o projeto que já está em posse do poder executivo e aguarda sua aprovação, sugere o apoio financeiro aos músicos profissionais de Riachão com a realização de lives para compensar a perda das rendas que eles obtêm todo ano com o São João. 


"Esse formato de show pode ser custeado por meio do incentivo financeiro oriundo do Governo Federal dentro das ações de enfrentamento ao Coronavírus. Esperamos que o poder público municipal se manifeste e de fato incentive os artistas da nossa terra, que tanto precisam desse incentivo e merecem esse reconhecimento, escreveu Lucas Willian em suas redes sociais.

O que dizem os artistas de Riachão sobre o Projeto ?


"A ideia do projeto é bastante louvável vai valorizar a gente,  estamos acompanhando prefeituras da região que vêm organizando lives com os artistas locais para reparar o nosso prejuízo sem o São João. Parabenizo o Projeto e sua iniciativa em nome de todos nós, disse Marcos da Banda Arranca Solado. 

















“É incrível esta proposta, pois a gente que vive a realidade dos músicos sabe como é a grande maioria aqui na cidade de Riachão. Muitos não trabalham com outra coisa, não têm outro tipo de renda. Então este apoio será muito bem vindo pois como não teremos evento este ano por conta de não podermos provocar aglomerações é uma excelente saída pra quem vive da música”, explica a cantora Carol Silva.







Para o forrozeiro Olivan Monteiro, certamente este ano seria mais um de agenda lotada, já que em anos anteriores ele tocou em muitas cidades nordestinas durante os festejos juninos:

"O projeto não irá apenas favorecer os cantores como eu, mas todos os outros músicos que compõem uma banda e prestadores de serviços da área como montadores, operadores e alugadores de som, iluminação, palco e inúmeros serviços que compõem o São João em todo o Nordeste. As lives não contará com aglomeração, mas com boa parte desses profissionais que citamos” e esta é a maior importância apresentada por este projeto”, reforça Monteiro.



Del Feliz, que conhece como ninguém a realidade dos músicos locais e a importância da música na vida das pessoas neste momento de distanciamento e quarentena, defende o apoio do poder público como reconhecimento aos músicos e à arte .

"Todo e qualquer incentivo e apoio à cultura é bem vindo, as pessoas tem um olhar muito prejudicial quando pensa que a cultura é só festa ou coisa supérflua. A música é talvez o maior instrumento e o mais potente pra evitar a depressão e outras doenças nas pessoas. Então, acho que todo apoio do poder público é muito bem vindo, não é privilégio que ninguém pede não, é apenas o respeito e um olhar carinhoso para com estas pessoas que já cuidam tão bem da sociedade que seria com certeza mais triste, mais pobre e mais doente sem estes fazedores de cultura, defendeu o jacuipense Del Feliz, em favor de todos os músicos.


Sobre o projeto que já está nas mãos do prefeito de Riachão, José Ramiro (PSD) há mais de 30 dias nada ainda foi sinalizado. O prefeito não se pronunciou sobre o mesmo e nenhuma live patrocinada pelo poder público foi anunciada para o São João, que tem sido totalmente virtual. Até aqui, em se tratando de Riachão só foi anunciada para o dia 23 uma live que será apresentada pelo próprio Del Feliz com as participações de Elba Ramalho, Flávio José, Tato de Fala Mansa, Santana,  Aldemário Coelho, Trio Nordestino e Chambinho.

Esta live está marcada para as 20 horas do dia 23 (São João) e conta com o apoio oficial das empresas privadas Frijacuípe e ISAS.



Até o momento os artistas locais como Adílio Barbosa, Traquinos do Forró, Malvadinhos e tantos outros como os entrevistados acima e que também fazem a tradicional festa jacuipense, seja no famoso "poeirão", seja no palco principal não foram anunciados para lives com o financiamento público.


Da Redação: Imprensa Cheque
Fotos: WEB










Artistas falam sobre projeto de apoio aos músicos de Riachão durante o São João Artistas  falam sobre projeto de apoio aos músicos de Riachão durante o São João Reviewed by Imprensa Cheque on junho 21, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.