banner image

Governo promete revogar tabela de frete para caminhoneiros nesta segunda-feira (22)

Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas vai ser aberta uma nova rodada de negociação com os caminhoneiros. Há uma reunião prevista para quarta-feira (24) em Brasília com os líderes dos grupos formados no WhatsApp. A nova tabela para cálculo do frete mínimo havia sido criada e anunciada na última quinta-feira (18), mas gerou críticas dos caminhoneiros. 

Tarcísio Freitas (Foto: Agência Brasil)
Procurado ontem pelo IC, o caminhoneiro Salvador Edmilson Carneiro, popular Dodô, nos informou que em Riachão e região os caminhoneiros não iriam seguir a paralisação que estava sendo articulada por alguns grupos de caminhoneiros no Brasil. No meio da entrevista, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ligou para o caminhoneiro e informou que ainda nesta segunda (22) a tabela seria revogada. 

Salvador Edmilson Carneiro (Dodô)

Sobre a Tabela 

A tabela do dia 18 foi revogada nesta segunda-feira (22) e o Ministro prometeu divulgar a tabela (de janeiro) que entrará em vigor ainda nesta segunda no Diário Oficial: “o mais tardar amanhã terça-feira”, frisou Freitas, para a categoria. 

A tabela anterior estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinava regras para o cálculo do piso do frete rodoviário que segundo Dodô (caminhoneiro baiano de Riachão do Jacuípe) só beneficia o agronegócio: “Do jeito que o governo quer é pra gente trabalhar para os grandes produtores, exportadores e fazendeiros desse país”, desabafa Dodô.



O que seriam as novas regras 

A nova resolução prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo. Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também considera o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, remuneração do caminhoneiro, impostos, entre outros. A tabela de frete foi criada no ano passado, pelo governo Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível, de medicamentos e de alimentos em todo o Brasil. A criação era uma das reivindicações da categoria. 


“O que parece solução pode ser um novo “abacaxi” para os caminhoneiros brasileiros. Nenhum de nós havíamos ficado 100% satisfeitos com a tabela apresentada pelo governo anterior, agora a maioria parece apoiar e preferir a do governo anterior a aceitar a apresentada pelo novo governo” lembra Wilson Pedreira, caminhoneiro da cidade de Feira de Santana-BA. É bom lembrar que na manhã desta segunda-feira (21) houve tentativa de paralisação em alguns pontos do país mas logo desmobilizada com o anúncio do governo. 

Atualização: Confira a nova tabela de frete anunciada nesta segunda feira




Da Redação Imprensa Cheque 

Com informações da ASCOM - Ministério da Infraestrutura 
Governo promete revogar tabela de frete para caminhoneiros nesta segunda-feira (22) Governo promete revogar tabela de frete para caminhoneiros nesta segunda-feira (22) Reviewed by Imprensa Cheque on julho 22, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

banner image
Tecnologia do Blogger.